COMO A PRÁTICA DE MINDFULNESS OU ATENÇÃO PLENA PODE AUXILIAR O EMAGRECIMENTO
O Mindfulness nos ajuda a viver o momento presente. A técnica do mindfulness ou atenção plena, aplicada durante as refeições, envolve o comer consciente e nos ajuda também a trabalhar a ansiedade e evitar as distrações enquanto comemos.
COMO DEFINIR MINDFULNESS?
É a prática de manter um estado de consciência aumentada, livre de julgamentos, dos seus pensamentos, emoções e experiências no presente. O estado ou habilidade de estar atento ou consciente de algo. Mindfulness é a prática de estar ciente de seu próprio corpo, mente, sentimentos e pensamentos para criar um estado de paz e tranquilidade.
É intencionalmente, prestar atenção, com gentileza e sem julgamentos
COMO A PRÁTICA DO MINDFULNESS PODE AJUDAR NO EMAGRECIMENTO?
Estudos apontam que tal prática pode auxiliar bastante no emagrecimento, na medida que aprendemos a tomar consciência daquilo que estamos ingerindo e passamos a nos reeducar diante da maneira que estávamos acostumadas a comer. Esse é um dos principais modos de perder peso e manter a saúde.
Como o corpo está conectado entre si, essa técnica também pode beneficiar a saúde física, mental, emocional e espiritual.
Quantas pessoas engordam sem perceber, por comerem demais quando estão com desequilíbrios emocionais, ou por estarem conectados o tempo todo?
Isso é um perigo pois pode aumentar as chances obesidade, sobrepeso e em outros problemas de saúde.
COMO O MINDFULNESS PODE AJUDAR NA MANUTENÇÃO DO PESO?
Ao comparar pessoas que praticam atividades físicas e se alimentam de forma saudável, com aqueles que aliam essas práticas com a técnica do mindfulness, foi percebida pelos pesquisadores uma diferença significativa em relação à manutenção do peso e sensação de bem-estar.
Os praticantes da atenção plena conseguem manter o peso ideal com mais eficácia, e emagrecem com mais facilidade do que aqueles que não são adeptos a essa técnica. Ela vai ajudar a ter mais consciência sobre si e sobre os alimentos, e a “comer para viver e não viver para comer”.
COMER CONSIENTE
E isso também envolve o comer consciente, em que você abre mão de distrações durante as refeições para prestar atenção naquilo que come.
Comer pausadamente, mastigar bem os alimentos, comer somente quando sentir fome e sentir os sabores e texturas dos alimentos.
Assistir televisão enquanto comemos, usar celulares ou fones de ouvido no momento das refeições, são atitudes que devemos evitar a todo custo!
Comer consciente é uma mudança saudável na forma de se alimentar, que auxilia no consumo equilibrado e sadio dos alimentos.
É uma prática que nos ajuda a prestar atenção ao alimento e dar tempo para o cérebro identificar que já estamos satisfeitas, ao invés de comermos até sentimos aquela péssima sensação de “barriga cheia”.
Isso evita o comer demais ou comer alimentos nos sentindo movidas pela compulsão alimentar, ansiedade e estresse.
Seguem algumas dicas para comer de maneira consciente:
- Desconecte-se à mesa! Nada de ficar no celular nas refeições.
- ao se preparar para comer respire fundo e observe com olhar curioso os alimentos
- sente-se à mesa de uma forma confortável;
- sinta o aroma dos alimentos, observe as cores e a variedade;
- utilize os talheres a seu favor. Não fique segurando-os durante toda a refeição. Troque para a mão não dominante e aprecie tudo com calma.
- saboreie cada mordida, prestando atenção no cheiro, na temperatura e na textura da comida
- feche os olhos em algumas garfadas para estar mais presente.
- observe o que sente: conforto, alegria, satisfação… sinta gratidão por esse momento;
- desligue o julgamento sobre nutrientes e calorias;
- aprecie as pessoas que estão com você e conecte-se com elas
- caso esteja sozinha, aprecie o entorno;
- procure observar sua fome e saciedade, entendendo o ritmo do seu cortpo;
- finalize contemplando e agradecendo mais uma vez pela refeição e por poder disfrutar desse momento.
APRENDENDO A CONHECER O PRÓPRIO CORPO
Podemos aprender a reconhecer nosso próprio corpo, os desejos, inclinações e os possíveis gatilhos emocionais, que podem nos fazer comer além do que precisamos para viver com saúde.
Muitas vezes acontece é que mal acabamos de almoçar ou jantar, já procuramos algo para mastigar na tentativa de aliviar o stress.
Não deixe que isso vire um hábito. Como fazer então?
Além de usar as técnicas de mindfulness para estar mais presente nas refeições. Um estudo americano da Brown University mostrou que quando desviamos a atenção do nosso prato estamos 34% mais propensas a ganhar peso.
Além disso, é muito importante sabermos distinguir que fome física é diferente de fome emocional.
A fome física aparece gradualmente. É percebida no estômago e fácil de saciar.
Já a fome emocional surge de repente. O desejo é mental e difícil de saciar.
COMO O MINDFULNESS PODE AUXILIAR?
Em relação à fome física a técnica da atenção plena ajuda na concentração durante a refeição. Observando a textura, sabor e som dos alimentos, além da mastigação, conforme já descrevemos nas dicas anteriores.
No que diz respeito à fome emocional, a atenção plena pode ajudar ao pensarmos em como estamos nos sentindo naquele momento. Caso seja uma sensação de cansaço, tédio, stress, frustração ou algo similar, sair para caminhar, estar ao ar livre ou fazer qualquer outra atividade que ajude a relaxar, são ótimas alternativas ao invés de comer.
UMA BREVE PRÁTICA DE MINDFULNESS PARA SEU DIA
- Durante uma atividade qualquer do seu dia a dia, concentre-se e foque a sua respiração diretamente ao redor do estômago, colocando as mãos a cobrir e sentindo profundamente a inspiração e a expiração, de modo a sentir a expansão e contração;
- Preste bastante atenção às sensações que estão sendo regidas por parte do corpo, sejam elas dores, tensões, rigidez ou qualquer estado físico corporal, sendo que você não deve tentar aliviá-las, apenas observe o que esteja sentindo;
- Por fim, concentre-se no seu corpo e de que forma estão ocorrendo as respirações a ponto de serem relaxantes;
- Permita que os pensamentos fluam, sem julgamento e seja gentil consigo mesma. Não se cobre nos momentos em que os pensamentos chegam. Apenas “deixe ir”…
Esse artigo foi útil para você? Se sim, compartilhe com quem você acha que poderá trazer benefícios!
Agora escreva aqui nos comentários e deixe sua opinião!
Olá, eu sou
Angela Quintão
Criativa, entusiasmada, curiosa, impulsiva, impaciente e perfeccionista. Mãe da Duda e da Bela. Amo estar com minha família e amigos! Adoro design, música, dança, livros, cinema, vinho e viagens! O que me revigora? Caminhar e correr ao ar livre, sentindo a energia do vento e o calor do sol.
Apaixonada pelos detalhes que encantam, minha missão é encher seu coração de alegria e fazer seus olhos brilharem, desenvolvendo soluções criativas e funcionais para o design e organização do seu espaço.
REDES SOCIAIS
CATEGORIAS
Design Express
Decoração da casa, Mesa, Dicas Mão na Massa, Estilo, Tendências.
Projetando Caminhos
Planejamento Pessoal, Qualidade de Vida, Carreira, Relacionamentos.
Como Manda o Figurino
Lifestyle, Imagem Pessoal, Dicas de Organização, Tendências.
Vivendo e Aprendendo
Storytelling, Contos, Casos, Aprendizados com Livros e Filmes.
EBOOK
Projete-se
Planejando de dentro para fora
7 Etapas “Mão na Massa” para fazer funcionar seu Lar interior
Baixe gratuitamente seu Ebook
© Angela Quintão - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por AFETO DESIGN
0 Comments