COMO A PRÁTICA DE MINDFULNESS PODE RESGATAR SUA CONEXÃO INTERIOR
Agora vou contar a vocês a história de como Angelita se descobriu no mundo da meditação e Mindfulness e como essa técnica, aliada a uma prática constante, trouxe de volta sua conexão e paz interior.
O FATOR MOTIVADOR
Angelita havia se divorciado do marido depois de quase 11 anos de casada, com duas pequenas. Com menos de cinco anos de idade e a outra com quase dois aninhos.
Estava vivendo um momento desafiador de sua vida. Além da dor da separação, sabia que o seu equilíbrio emocional seria fundamental para trazer segurança às suas meninas e elas pudessem passar, de forma mais tranquila, por aquele período de tantas mudanças.
Angelita decidiu então buscar a filosofia budista e os sábios ensinamentos milenares para se conectar com seu interior. E foi assim que ela se matriculou em um curso de formação de professores de Hatha Ioga, uma das vertentes do Ioga.
Eram aulas presenciais todos os dias da semana, divididas entre teóricas e práticas. Uma grande carga horária se cumprir.
O DESAFIO
Naquele tempo Angelita pensava que para meditar bastava se sentar na posição de lótus, posicionar as mãos em forma de mudra e assim entraria imediatamente no estado de “flow”….
Grande ilusão! Com tantos pensamentos que permeavam sua mente todo o tempo, tantas preocupações, a ansiedade de se cobrar todo o tempo se seria uma boa mãe estando sozinha, se conseguiria proporcionar às suas filhas uma boa educação, se conseguiria pagar todas contas, se, se, se…..
Com tantos “se” rondando seus pensamentos, a angústia era o sentimento que tomava conta de Angelita e não permitia que ela se concentrasse apenas no “deixar ir”.
A DESCOBERTA
Foi então que Angelita começou a fazer terapia com sua mentora, no mesmo local onde era ministrada sua formação em Hatha Ioga.
Em uma das primeiras sessões, enquanto ela contava sobre sua vida, de forma afobada e ofegante, sua terapeuta a interrompeu e disse: “Angelita, você não está respirando”!
Era como se aquela angústia, sentida todo o tempo, formasse um nó em seu peito e não deixasse o ar entrar e sair naturalmente.
Antes de retornar às práticas de meditação, Angelita foi submetida a aulas intensivas de respiração.
Imaginem como foi para Angelita reaprender a respirar…
No início parecia ser a coisa mais difícil do mundo! Quem poderia imaginar algum dia ter que fazer aulas de respiração e ainda assim não conseguir respirar? Pensar que aquele nó no peito jamais seria desfeito?
Mas Angelita compreendeu a importância daquelas aulas. Compreendeu que a respiração é o que nos conecta com o momento presente, com o “aqui e agora”.
Quando sua atenção passou para a consciência do ar entrando e saindo pelas suas narinas, envolvendo todo seu corpo, seu diafragma de expandindo e aumentando mais e mais a sua capacidade respiratória, Angelita se sentiu vitoriosa!
O ENSINAMENTO
Após esse “intensivo respiratório”, as práticas de meditação começaram a fluir. Aquele nó estava praticamente desfeito e Angelita se sentia mais segura e mais autoconfiante.
Foi então que sua terapeuta sugeriu que todos os dias, ao acordar, ela se olhasse no espelho e dissesse: “Angelita, eu te amo”
Claro que Angelita pensou que aquilo seria um pouco ridículo e que não conseguiria olhar para si no espelho e dizer aquelas palavras.
Sua terapeuta, muito carinhosamente, sugeriu então, que ao acordar e se olhasse no espelho ela se desse um Bom Dia!
Assim Angelita o fez. No primeiro dia foi um pouco constrangedor, mas o tempo foi passando até que um dia ela chegou para sua terapeuta e disse: “Consegui! Hoje recebi o meu primeiro Bom Dia com o coração”!
Sua terapeuta sorriu e falou: “Então agora você já está pronta a passar para o próximo nível”!
Convido a vocês, que leram essa história, a se olharem no espelho e se permitirem desejar um Bom Dia com o coração. E…se vocês forem muito corajosas, digam: BOM DIA, EU TE AMO!
Nós somos as nossas maiores juízas! Estamos nos julgamos todo o tempo e temos por hábito sermos muito cruéis com nós mesmas, com nossos sentimentos e atitudes.
Mindfulness é uma, dentre as várias técnicas de meditação, que traz a nossa conexão para o momento presente, com gentileza e sem julgamentos.
Agora que você compreendeu como ser mais gentil consigo mesma, estando atenta ao momento presente, sem se julgar tanto, que tal compartilhar esse artigo em suas redes sócias e deixar um comentário contando a sua história?
Vou adorar saber um pouco mais!
Olá, eu sou
Angela Quintão
Criativa, entusiasmada, curiosa, impulsiva, impaciente e perfeccionista. Mãe da Duda e da Bela. Amo estar com minha família e amigos! Adoro design, música, dança, livros, cinema, vinho e viagens! O que me revigora? Caminhar e correr ao ar livre, sentindo a energia do vento e o calor do sol.
Apaixonada pelos detalhes que encantam, minha missão é encher seu coração de alegria e fazer seus olhos brilharem, desenvolvendo soluções criativas e funcionais para o design e organização do seu espaço.
REDES SOCIAIS
CATEGORIAS
Design Express
Decoração da casa, Mesa, Dicas Mão na Massa, Estilo, Tendências.
Projetando Caminhos
Planejamento Pessoal, Qualidade de Vida, Carreira, Relacionamentos.
Como Manda o Figurino
Lifestyle, Imagem Pessoal, Dicas de Organização, Tendências.
Vivendo e Aprendendo
Storytelling, Contos, Casos, Aprendizados com Livros e Filmes.
EBOOK
Projete-se
Planejando de dentro para fora
7 Etapas “Mão na Massa” para fazer funcionar seu Lar interior
Baixe gratuitamente seu Ebook
© Angela Quintão - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por AFETO DESIGN
0 Comments