Quando um novo ano se aproxima pensamos em um tempo de recomeço.
A esperança de dar um novo brilho em nossa vida se aquece. Fazermos uma lista daquilo que queremos iniciar, criar, melhorar, aperfeiçoar, transformar.
Desenhamos novos planos para a vida.
Para este novo ano que se inicia, desejo que você seja como o BAMBU.
Ser como o bambu implica trabalhar o “eu interior”, investir em resiliência e não ter medo de se “dobrar” de vez em quando. Saber ceder e investir em resiliência, voltando com mais força à posição original.
Ser como o bambu é entender que o cuidado interno requer tempo e paciência, e não importa o quanto formos atingidos pelo vento ou pela tempestade, porque aprenderemos a ser flexíveis e, acima de tudo, resistentes.
PRIMEIRA LIÇÃO: FLEXIBILIDADE
Mesmo com a mais suave brisa é impressionante como os troncos dos bambus balançam. As raízes profundas levam anos para serem formadas até que ele apareça a nossos olhos. Mesmo estando fortemente enraizado, o bambu se deixa levar pelo movimento do vento, nos mostrando que mesmo com sua fundação sólida, ele é leve e flexível.
Quando criamos raízes sólidas, menos chance temos de nos desvirtuarmos dos nossos objetivos e das nossas metas.
A flexibilidade do bambu permite que ele não lute contra com o vento, e sim balance junto com ele.
Muitas vezes mostramos rigidez diante da vida, dos problemas e também daqueles com quem convivemos. Deixamos de reconhecer um erro, de voltar atrás e pedir desculpas.
SEGUNDA LIÇÃO: FORÇA
É surpreendente notar como o bambu suporta as diferenças extremas de temperatura e clima. Mesmo com as adversidades consegue se manter firme.
A segunda grande lição do bambu é nos mostrar que mesmo nos momentos em que nos sentimos fragilizados, sem ânimo e com vontade de desistir, devemos acreditar na força que existe em nosso interior.
Quando temos confiança em nosso potencial e agimos de acordo com nossas convicções, percebemos como é grande a nossa resistência e capacidade de nos reinventarmos.
TERCEIRA LIÇÃO: PERTENCIMENTO
Os bambus estão sempre unidos uns aos outros.
Essa lição nos mostra que ninguém pode ser feliz sozinho. As pessoas precisam uma das outras para se sentirem completas.
Quando as forças se unem é bem mais fácil atravessar qualquer obstáculo ou adversidade. É preciso cultivar sempre o espírito de grupo e ajudarmos uns aos outros. O trabalho em equipe nos traz crescimento nos mostra que juntos somos mais fortes.
Infelizmente nos dias atuais, as pessoas estão se tornando mais individualistas e se distanciando umas das outras. Essa busca incessante pelo isolamento nos faz pensar sobre os valores da amizade e da solidariedade.
A lição que o bambu nos traz é que somente iremos longe quando estamos acompanhados. Com amigos por perto, pessoas que nos amam e nos querem bem, deixamos de ser apenas uma folha perdida no meio da floresta.
QUARTA LIÇÃO: RESILIÊNCIA
Durante o inverno rigoroso, os bambus chegam a de curvar por causa da neve que repousa sobre eles.
Mesmo ficando por tanto tempo envergado, assim que a neve cai ou derrete, o bambu volta ao seu lugar como se nada tivesse acontecido.
Como algo que é oco por dentro e aparentemente tão leve, consegue aguentar um fardo tão pesado e ao se livrar dele, voltar majestosamente à sua posição vertical, como se houvesse carregado aquele peso?
Os bambus possuem nós no interior de seu tronco. Essa é a razão pela qual eles demonstram tanta força e resistência para suportar todas as suas adversidades.
A capacidade que o bambu possui de voltar ao seu estado original, mesmo após um rigoroso inverno, nos mostra que é possível crescer diante dos revezes da vida. É importante desenvolver a resiliência e capacidade de adaptação.
QUINTA LIÇÃO: SIMPLICIDADE
Os galhos pequenos do bambu nos mostram que a verdadeira felicidade não está em coisas grandiosas, mas sim nas pequenas alegrias do dia a dia.
Os galhos pequenos do bambu nos ensinam que não devemos perder tempo criando galhos enormes. Esses galhos seriam as coisas materiais, que muitas vezes só nos trazem satisfação momentânea, nas quais nos apegamos desnecessariamente, esquecendo que desta vida, nada disso se leva, a não ser a experiência e a sabedoria que adquirimos.
Às vezes, gastamos muito do nosso tempo tentando atender às expectativas dos outros, buscando atenção e reconhecimento, mas o legado verdadeiro está em nossa experiência e no que aprendemos durante a vida.
Muitas vezes não nos damos conta que a simplicidade também pode impressionar as pessoas. Que sejamos como o bambu: simples e úteis.
SEXTA LIÇÃO: SABEDORIA
O interior oco do bambu nos lembra que muitas vezes, enchemos nossos pensamentos com nossas próprias conclusões preconcebidas e com isso não deixamos espaço para mais nada. Não se pode encher um copo se ele já está cheio. Para receber conhecimento, temos que estar abertos ao que é novo e diferente.
Portanto, devemos esvaziar nossa mente de tudo que não irá acrescentar em nossas vidas e que somente nos faz perder tempo.
Quando esvaziamos a mente de ideias pré-concebidas, medos, frustrações, orgulho, nos tornamos mais abertos às possibilidades e às oportunidades de aprender cada vez mais, crescer e contribuir.
Quando temos um propósito que traga significado para nossa vida e significância para a vida das pessoas que nos cercam, passamos a colocar a nossa atenção naquilo que é realmente importante. Visualizamos nosso objetivo e seguimos nossas metas, sabendo que a realização é construída no passo a passo, degrau por degrau.
SÉTIMA LIÇÃO: DESENVOLVIMENTO
O bambu é uma das plantas que mais crescem no mundo, e o melhor, só crescem para o alto. É interessante pensarmos que assim como o bambu, também possuímos um potencial incrível para crescer.
É preciso que estejamos em constante desenvolvimento, buscando nos aprimorar e sermos melhores a cada dia. Ter objetivos definidos e buscar constante evolução.
Que o nosso olhar esteja sempre voltado para o alto, assim como acontece com o bambu. Que possamos seguir adiante com nossas experiências, nossas vivências e busca interior, pois o céu é o limite!
O bambu contém em suas sementes o poder do triunfo e da força.
Quando o bambu alcança o céu, não importa o que aconteça.
Ele sempre voltará a atingir o topo.Você gostou desse conteúdo e deseja adquirir um livro muito interessante sobre esse assunto? Recomento a leitura de Buscai as Coisa do Alto. Clique aqui. Desejo uma ótima leitura!
Atrair o que você espera
Refletir o que você deseja
Tornar-se o que você respeita
Espelhar-se no que admira
Se achou que este artigo trouxe crescimento e gostou das lições de um bambu, deixe seu comentário e acesse também:
Olá, eu sou
Angela Quintão
Criativa, entusiasmada, curiosa, impulsiva, impaciente e perfeccionista. Mãe da Duda e da Bela. Amo estar com minha família e amigos! Adoro design, música, dança, livros, cinema, vinho e viagens! O que me revigora? Caminhar e correr ao ar livre, sentindo a energia do vento e o calor do sol.
Apaixonada pelos detalhes que encantam, minha missão é encher seu coração de alegria e fazer seus olhos brilharem, desenvolvendo soluções criativas e funcionais para o design e organização do seu espaço.
REDES SOCIAIS
CATEGORIAS
Design Express
Decoração da casa, Mesa, Dicas Mão na Massa, Estilo, Tendências.
Projetando Caminhos
Planejamento Pessoal, Qualidade de Vida, Carreira, Relacionamentos.
Como Manda o Figurino
Lifestyle, Imagem Pessoal, Dicas de Organização, Tendências.
Vivendo e Aprendendo
Storytelling, Contos, Casos, Aprendizados com Livros e Filmes.
EBOOK
Projete-se
Planejando de dentro para fora
7 Etapas “Mão na Massa” para fazer funcionar seu Lar interior
Baixe gratuitamente seu Ebook
© Angela Quintão - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por AFETO DESIGN
0 Comments